Frutas cítricas podem comprometer saúde bucal

Frutas cítricas podem comprometer saúde bucal

Frutas cítricas podem comprometer saúde bucal

 

As pessoas que querem apresentar sempre um belo sorriso precisam tomar muito cuidado com o que comem. Isso porque alguns alimentos podem representar um risco aos dentes quando consumidos em excesso.

O ácido, presente em alimentos como morango, kiwi, tomate, laranja, limão e abacaxi, quando ingerido em grandes quantidades, provoca erosão no esmalte do dente, formando cáries onde existe acúmulo de açúcar.

“A Erosão ácida, os danos causados pelos ácidos – especialmente provenientes dos alimentos – que desgastam o esmalte dos dentes, é um problema emergente da medicina dentária do Século XXI. Está muito ligado à dieta moderna” afirma Christiane Toriy, tutora de odontologia do Portal Educação.


Especialistas alertam que escovar os dentes logo em seguida não é indicado, já que as cerdas podem raspar o esmalte e acelerar ainda mais o processo de erosão dentária. O ideal nesse caso é esperar cerca de 30 minutos para então realizar a escovação ou enxaguar a boca somente com água, a fim de eliminar o excesso de ácidos. Nesse tempo, a saliva estará agindo para normalizar o nível de acidez na boca, devolvendo os minerais aos dentes.