Tártaro

Tártaro

Tártaro

 

Ostentar um sorriso branquinho e alinhado é o desejo de muitos, mas para que isso aconteça é necessário que se dedique cuidados simples com a boca. Uma higienização bem feita já previne doenças e problemas como mau hálito, cáries, gengivite, periodontite e tártaro.

O tártaro, também conhecido como cálculo, é o resultado do endurecimento na superfície dos dentes da placa bacteriana ou biofilme dental, podendo ser encontrado em duas posições:

Tártaro Supragengival: encontra-se se acima da borda da gengiva, podendo ser observado facilmente pois destaca-se com facilidade por apresentar coloração esbranquiçada ou amarelada.

Tártaro Subgengival: encontra-se abaixo da borda gengival, o que dificulta a sua visualização. Ela apresenta consistência mais firme do que a do tártaro supragengival, e fica fortemente aderida à superfície do dente, e possui coloração enegrecida ou esverdeada.

A escovação frequente com um creme dental de qualidade e o uso do fio dental já são suficientes para prevenir o tártaro, entretanto se ele a placa bacteriana já tiver endurecido, somente o dentista pode retirá-lo com a ajuda de instrumentos especiais que não danificaram os dentes ou machucaram a gengiva.